A costa ocidental do Algarve entre Sagres e Odeceixe no norte perto da fronteira com o Alentejo, que tem mais de 50kms de comprimento, apresenta um cenário completamente diferente para férias. O clima é mais agreste aqui, as rochas são mais ingremes e ásperas e as encaixadas praias de areia mais expostas aos ventos de oeste do Oceano Atlântico. Surfistas e paragliders vão encontrar excelentes condições durante todo o ano; amantes da natureza e caminhantes irão desfrutar da paisagem intocada da reserve natural e a sua flora e fauna especiais no planalto do topo da falésia. Observar as aves migratórias em Outubro durante a paragem que fazem no voo para a sua acomodação de inverno em Africa é um destaque anual.
Paisagem
Costa Vicentina
A chamada , a costa oeste do Algarve, estende-se para mais de 60 km do Cabo de São Vicente, o ponto mais a sudoeste do continente Europeu, até Odeceixe na fronteira com o Alentejo. A costa rochosa e íngreme é intervalada por pequenas baías. O clima é menos ameno do que no resto do Algarve e a ondulação do Atlântico é espectacular, atraindo surfistas e praticantes de parapente em particular.
A paisagem continua sem sofrer as alterações que normalmente o turismo traz e é rica em flora e fauna. O Parque Natural do Sudoeste Alentejano e da Costa Vicentina com 70.000 ha é uma das maiores reservas naturais em Portugal. A Reserva Biogenética de Sagres entre o Cabo de São Vicente e a Ponta de Sagres existe um sistema ecológico único, que atrai ornitólogos de todo o mundo, sobretudo durante o Outono.
Localidades
As localidades mais importantes da Costa Vicentina
A localidade mais conhecida da Costa Vicentina é Sagres. Foi o Infante D. Henrique que contribuiu para a importância histórica e a fama desta vila. Hoje, Sagres tem um dos melhores mercados de peixe de toda a Europa e proporciona uma ampla escolha de surf-camps e escolas de surf. As pacatas localidades Burgau e Salema são os mais conhecidos destinos de férias na costa Sul do Parque Natural.
Vila do Bispo, a pequena capital do distrito, é distante do litoral e ainda pouco conhecido pelo turismo. Mais a norte, encontra-se a vila de Aljezur nas margens de uma ribeira e a poucos quilómetros da costa. Na própria vila, nos seus arredores e também na pequena freguesia de Odeceixe junto à fronteira com o Alentejo, existem vários alojamentos simples.
Desporto e Lazer
Desporto e Lazer na Costa Vicentina
No litoral de falésias, cuja imagem caracteriza a Costa Vicentina e a distingue do resto do Algarve, o clima é bastante mais agreste. Por outro lado, aqui a rebentação e o movimento das ondas do Atlântico são espetaculares. As águas agitadas atraem sobretudo surfistas, praticantes de Kitesurf e pilotos de parapente. Naturistas desfrutam, também aqui, de praias com condições verdadeiramente paradisíacas.
Durante todo o ano, a Costa Vicentina é um paraíso para apreciadores da natureza e das caminhadas. A vegetação do planalto, semelhante à charneca, surpreende com uma profusão de flores já na primavera e com um panorama deslumbrante sobre o oceano.
A Reserva Biogenética de Sagres, entre o Cabo de São Vicente e a Ponta de Sagres, é um ecossistema único. No outono, atrai ornitólogos de todo o mundo para a observação das aves no seu caminho da Europa Central e do Norte para a África.