Ranchos folclóricos
Uma cena ativa em muitas cidades e vilas no Algarve
O Algarve tem uma cena de folclore muito ativa. Em muitas cidades e vilas existem grupos folclóricos (Rancho Folclórico), preservando trajes tradicionais, danças e música, especialmente o acordeão. Pode desfrutar de apresentações desses grupos pitorescos em vários eventos locais.
Um dos grupos mais ativos é o Grupo Folclórico de Faro, fundado em 1930, que celebrou o seu 84º aniversário no verão de 2014.
Folkfaro
Festival Internacional de Folclore em Faro
Desde 2003, grupos de folclore de todo o mundo têm respondido ao convite da cidade de Faro e do Grupo Folclórico de Faro para apresentar folclore autêntico para um público entusiasmado no Algarve. Anualmente, durante nove dias, centenas de artistas de países diferentes , músicos, dançarinos e atores actuam em vários palcos em Faro e arredores . A cerimónia de encerramento, realizada no último domingo, numa igreja em Faro, é sempre o apogeu emocional deste grande evento.
Museu do traje
Centro Cultural António Bentes
Em muitos locais do Algarve encontrará pequenos museus etnográficos, com interessantes apresentações de costumes e hábitos locais e regionais. Um dos mais conhecidos é o centro cultural de São Brás de Alportel (Centro Cultural António Bentes), outrora a casa de um criador da cabra (outras fontes relatam que ele era um tropeiro) que se tornou rico com a venda de cortiça. É a casa do Museu do Traje do Algarve (Museu Etnográfico do Traje Algarvio) que exibe trajes usados no Algarve durante o século XIX e XX. É também um bom exemplo da arquitetura da época.